PÁGINAS INDEPENDENTES

30 de jun. de 2011

ATITUDE EXTREMA

É melhor morrer do que viver grudado em outra pessoa, mesmo se a pessoa em questão for nosso irmão gêmeo... Foi o que pensei quando ouvi e vi a notícia:
Por Nureza Ahmad escrito em 2004/03/11 
National Library Board de Cingapura 
Iranianas irmãs gêmeas, Laleh e Ladan Bijani, 29, foram o primeiro do mundo adulto gêmeos siameses se submeter a cirurgia de separação em Cingapura. Realizada em 06 de julho de 2003, os gêmeos, que nasceram unidas em suas cabeças, porém não sobreviveu à operação maratona de 52 horas, morrendo em poucas horas um do outro em 8 de Julho de 2003. 

No dia seguinte, escrevi:

                         INDIVIDUALIDADE

Numa atitude consensual, desprendida e corajosa, Laleh e Ladan assumiram o risco de morrer para ter a chance de viver separadamente.
Submeteram-se a uma cirurgia que, se tivesse êxito, separaria seus corpos definitivamente.
            A chance delas sobreviverem ao procedimento era de 50%, mas a chance que cada uma delas via de recuperar a própria individualidade era total.
            Pessoas espalhadas pelo mundo todo torceram pelo sucesso da numerosa equipe de cirurgiões que realizou o delicado trabalho de separar as gêmeas que, durante toda a vida adulta, tinham sido obrigadas a usar o mesmo lenço envolto sobre a(s) cabeça(s).
Foi grande a comoção e frustração que se viu quando, após 53 horas de cirurgia, fecharam-se as cortinas no grande palco da vida terrena: era a aparente vitória da morte.
Não foi suicídio, nem eutanásia: foi só uma escolha isenta, motivada pelo desejo que cada uma das gêmeas tinha de buscar a própria individualidade.
Agora eu fecho os olhos e vejo, com os olhos da alma:

Num jardim florido, duas “almas gêmeas” brincam alegremente e ora se aproximam, ora se afastam uma da outra, rindo muito com os cabelos soltos cujo limite é agora, apenas o balanço da brisa suave.
Da sacada do palácio de nuvens alvas onde as almas alvas se hospedam, o Senhor sorri, pronunciando docemente o nome de cada uma:
-         Laleh!       -         Ladan!

Eram dois cérebros unidos fisicamente... apenas físicamente.

2 comentários:

  1. Jan
    Comovente e original. Gostei da sua adaptação! Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  2. É LENA... SITUAÇÕES EXTREMAS REQUEREM ATITUDES EXTREMAS.
    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
PRETENDO RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO...
SENTE-SE, TOME UM CAFEZINHO E CONVERSE COMIGO.

VOLTE SEMPRE